Comando bi manual pneumático
O comando bi manual, é aquele dispositivo que o cujo operador precisa utilizar as duas mãos para acionar a máquina. O acionamento utilizando ambas as mãos, impede que o operador coloque uma ou ambas as mãos em risco durante a operação da máquina, seja para segurar uma peça, posiciona-la ou até mesmo provocar um acidente.

O dispositivo de comando bi manual pneumático exige uma manobra simultânea e sincronizada das mãos de um operário para iniciar e manter numa situação perigosa o funcionamento da máquina, constituindo assim uma medida de proteção para a pessoa que a maneja. Este material é conforme à diretiva de máquinas, contribui para a segurança das máquinas.
Funcionamento:
O funcionamento do dispositivo é muito simples, apenas um módulo faz a leitura e interpretação do sinal pneumático, isto é, para instalar este comando bi manual em uma máquina, só serão necessários o comando bi manual, as botoeiras e as respectivas conexões pneumáticas.
A pressão simultânea (tolerância admissível 0,4 s) sobre os dois manípulos de comando inicia o sinal de saída. Ao soltar um dos manípulos de comando anula-se o sinal de saída. A reinicialização do sinal de saída é unicamente possível após soltar os dois órgãos de comando. Ao finalizar a fase perigosa, o automatismo da máquina pode autorizar a libertação dos dois manípulos de comando. Entre duas operações consecutivas, é imperativo soltar os dois manípulos.